transparente
logo Associação    |    Mico-leão-dourado    |    Nossas Ações    |    Divulgação    |    Contato
  CONSELHO DELIBERATIVO
Presidente
    Carlos Ruiz Miranda
    Carlos Ruiz Miranda - Pesquisador da UENF
    Possui graduação em Biologia pela Tulane University of Louisiana (1985) e doutorado em Comportamento Animal pela University Of California Davis (1991). Foi Pesquisador do National Zoological Park do Smithsonian Institution de 1992-1997. Professor Associado da Universidade Estadual do Norte Fluminense Darcy Ribeiro (desde 1997), Pesquisador (desde 1993) e atual Presidente do Conselho Deliberativo da Associação Mico Leão Dourado. Etólogo, atua principalmente nos seguintes temas: comportamento aplicado à conservação, bioacústica, ontogenia do comportamento social, socioecologia, em primatas e aves, e reintrodução de fauna em geral. É membro da IUCN (representante de meso e sul America no RSG/SSC). Foi membro dos comitês do IBAMA para a conservação de Leontopithecus e Callithrix. Na UENF coordena o SERCAS (Setor de Etologia, Reintrodução e Conservação de Animais Silvestres). Atualmente, além de trabalhar com o mico-leão-dourado e com a questão de saguis invasores, participa de projetos de reintrodução de bujios e jacutingas, e esta iniciando trabalhos em cativeiro e vida livre com o trinca ferro.
Vice-Presidente
    Luiz Fernando Duarte de Moraes
    Luiz Fernando Duarte de Moraes - Eng. Agrônomo EMBRAPA
    Possui graduação em Engenharia Agronômica (1985) e mestrado em Ciência Animal e Pastagens (1992) pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz, e doutorado em Agronomia (Ciências do Solo) pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2005). Entre 1992 e 1994 foi administrador de campo do Programa de Conservação do Mico-Leão-Dourado. Atualmente trabalha como pesquisador na Embrapa Agrobiologia, com Restauração de Áreas Degradadas. Sua experiência com restauração ecológica teve início em 1994, na Reserva Biológica de Poço das Antas, com a implantação e o monitoramento de plantios de espécies arbóreas nativas. É membro da Rede Brasileira de Restauração Ecológica (REBRE), desde 2011.
Conselheiros
    Lou Ann Dietz Dietz
    Lou Ann Dietz - Fundadora AMLD, Educadora, Presidente SGLT
    É consultora independente em capacitação de praticantes de conservação. É Presidente da Save the Golden Lion Tamarin, uma ong dos EUA criada em 2005 para dar apoio técnico e conseguir recursos para a AMLD alcançar sua missão ao longo prazo. Formada em Letras (DePauw University), Lou Ann fez o mestrado e Ed.S. (Especialista em Educação) no Desenvolvimento de Sistemas Educacionais pela Michigan State University (EUA). Ela tem mais de 40 anos de experiência pioneira na gestão de projetos de conservação no Brasil (inclusive 16 anos como Senior Program Officer para Brasil na WWF - World Wildlife Fund), integrando aplicações das ciências sociais e biológicas para desenvolver soluções para problemas complexos de conservação. Lou Ann iniciou seu trabalho para a conservação de micos-leões-dourados em 1983 participando como educadora da equipe de biólogos do Zoológico Nacional da Smithsonian, gestores brasileiros, e líderes comunitários locais num projeto que depois de dez anos deu início à AMLD, onde é sócia fundadora.
    James Dietz
    James Dietz - Fundador AMLD. Prof Univ. Maryland, Vice Presidente SGLT
    É biólogo com especialização em conservação. Durante mais de 40 anos fez pesquisas e contribuições ao manejo de espécies ameaçadas e habitat de prioridade no Brasil. Em 1983 ele iniciou o primeiro estudo de campo do então criticamente ameaçado mico-leão-dourado no Rio de Janeiro. Este monitoramento a longo prazo continua até hoje sendo a base cientifica para o plano estratégico para a conservação da espécie. James foi coautor de propostas e planos que resultaram em iniciativas tais como: a criação do primeiro programa de biologia da fauna em universidade brasileira (U. Viçosa, MG); o Parque Estadual da Serra do Brigadeiro (MG); o Parque Nacional do Pantanal; e a Reserva Biológica União (RJ). Deu início a programas de conservação de espécies como o lobo guará (1978, MG) e micos-leões de cara-dourada (1990, BA). James é conselheiro fundador da Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD) e vice-presidente de Save the Golden Lion Tamarin, uma organização não-governamenta americana criada para apoiar as atividades da AMLD. É pesquisador associado da Smithsonian’s Conservation Biology Institute e durante 23 anos foi Biólogo na Universidade de Maryland, EUA. Ele orientou mais de 250 estudantes de pós-graduação e foi autor em mais de 120 publicações cientificas. Em 2011 se aposentou da U. Maryland para se dedicar ao seu sonho: que micos-leões-dourados sejam conservados em perpetuidade na Mata Atlântica do Rio de Janeiro.
    Rosa Lemos de Sá
    Rosa Lemos de Sá - CEO Funbio
    Assumiu a Secretaria Geral do Funbio em janeiro de 2010, após seis meses na direção da Superintendência de Programas. Anteriormente, liderou a Iniciativa Andes-Amazônia da Fundação Moore entre 2006 e 2008, nos Estados Unidos, e trabalhou no WWF-Brasil por 10 anos, ocupando a posição de Diretora de Conservação entre 2003 e 2006. Formada em Manejo de Vida Silvestre pela Universidade de Wisconsin (EUA), Rosa fez mestrado em Ecologia na Universidade de Brasília e é Ph.D. em Conservação da Natureza pela Universidade da Flórida (EUA).
    Ariane Janer
    Ariane Janer - Consultora em Turismo Sustentável
    Zoóloga com MBA tem trabalhado com turismo e sustentabilidade no Brasil por mais que 20 anos. Tem ampla experiência com projetos de desenvolvimento de turismo, marketing, planos de negócios e análise de cadeia de fornecimento. De 2002 até 2006 era integrante da equipe executora do Programa de Certificação em Turismo Sustentável. Hoje ela foca em projetos de da cadeia de valor de turismo, sustentabilidade como motor de inovação e traduzir o valor dos serviços do ecossistema para o publico em geral. Antes de criar sua empresa, Bromelia Consult, Ariane trabalhou na área de marketing e finanças para Shell e atuou como free-lancer para a consultoria financeira Baxter Straub e a empresa de pesquisa de mercado, Euromonitor. É co-fundadora da EcoBrasil, diretora técnica do iHOCA (Instituto Homo-Caballus) e foi conselheira da The International Ecotourism Society.
    Gustavo Luna Peixoto
    Gustavo Luna Peixoto - Chefe Rebio Poço das Antas
    É carioca, possui graduação em Engenharia Florestal pela Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (2000) e mestrado em Ciência Florestal pela Universidade Federal de Viçosa (2002). Desde 2002 é Analista Ambiental do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade e atualmente é Chefe da Reserva Biológica de Poço das Antas, em Silva Jardim/RJ, habitat mais famoso dos micos-leões-dourados.
    Maria Inês Castro
    Maria Inês Castro - Conservação Internacional, USA
    É bióloga paulista com trinta anos de experiência em projetos de conservação. Trabalhou com reintrodução e enriquecimento animal para o Programa de Conservação do Mico-Leão-Dourado, no estado do Rio de Janeiro por três anos. Em 1986, fez Mestrado em Zoologia pela Universidade de Maryland nos Estados Unidos, trabalhando com comportamento anti-predação em micos-leões (Leontopithecus) em cativeiro no Brasil. Inês participou de diversas atividades educativas e de sensibilização. Atuou como pesquisadora para o Programa Mico-Leão-Dourado no Zoológico Nacional do Instituto Smithsonian, em Washington, DC. Entre 1998 - 2009, Inês atuou como Gerente de Programas para a Divisão América do Sul da ONG Conservation International, em Washington, onde trabalha até o presente. Inês é sócia fundadora da Associação Mico-Leão Dourado e diretora fundadora da ONG americana Save the Golden Lion Tamarinn
    Marcos Freire
    Marcos Freire - Veterinário, proprietário rural Silva Jardim
    Proprietário rural em Silva Jardim, RJ, acompanha o empreendimento da famália desde 1964, quando o im;ovel foi adquirido, assumindo a gestão da propriedade no início da década de 80, quando teve a honra de participar do projeto de reintrodução do Mico-Leão-Dourado em propriedades particulares. Graduado em Medicina Veterinária em 1983, Doutor em Ciência no Curso de Biologia Parasitária do Instituto Oswaldo Cruz-Fiocruz (2004). Acumula experiência de mais de 30 anos em Microbiologia, com ênfase na Vacinologia. Tecnologista de Saúde da Fiocruz desde 1984, exerce a função de Vice-Diretor de Desenvolvimento Tecnológico de Bio-Manguinhos/Fiocruz desde 2009.
Conselho Fiscal
    Carlos Bouchardet
    Carlos Bouchardet - Consultor, especialista em administração
    Administrador de empresas com MBA em Gestão Empresarial, Carlos Bouchardet é um profissional com ampla experiência em administração, com foco em gestão empresarial, tendo exercido atividades de liderança nas áreas de controladoria, planejamento financeiro, gestão de pessoas, reestruturação e racionalização administrativa. Ocupou por aproximadamente duas décadas posições de liderança em organizações nacionais e internacionais atuantes no terceiro setor. Foi Vice Presidente de Operações na ONG Conservação Internacional; Diretor Administrativo Financeiro da Fundação Biodiversitas tendo atuado também em organizações tais como Rare Brasil, Instituto Terra Brasilis e IBIO.
    Denise Spiller
    Denise Spiller
    Profissional da área de saúde pública com especialização em planejamento, com atuação primordial nas áreas de gestão participativa e integrada de bacias hidrográficas, saúde ambiental, educação ambiental, planejamento municipal, elaboração e execução de projetos de desenvolvimento e desenvolvimento rural sustentável. Atuou como técnica do Consórcio Intermunicipal Lagos São João no período de 2003 a 2016 acompanhando as atividades do Comitê de Bacia Lagos São João, reuniões Plenárias e câmaras técnicas de microbacias e educação ambiental.
    Rodrigo Varella Mayehofer
    Rodrigo Varella Mayehofer - Chefe APA Mico Leão-Dourado
    Formado em Direito, com Pós-graduação em Gestão e Auditoria Ambiental, Rodrigo entrou no serviço público federal em 94 através de concurso do MEC (Universidade Federal Fluminense) atuando inicialmente na Divisão Financeira na Reitoria da Universidade. Em 1996 foi transferido para o IBAMA direto para Reserva Biológica de Poço das Antas e no ano 2000 assumiu a Chefia da Unidade até o ano de 2010. Tem curso de Manejo de Áreas Protegidas e Áreas Silvestres - Universidade do Estado do Colorado/USA. (1997) e é perito em Investigação de Incêndios Florestais (2002). Em 2012 assumiu a Chefia da APA da Bacia do Rio São João / Mico Leão Dourado até a presente data. Acumula também a função de Presidente do Mosaico Mico Leão Dourado.
Parceiros que financiam o trabalho da AMLD
img img img img img
Associação
Histórico
Missão
Metas e Estratégias
Conselho Deliberativo
Equipe Técnica
Sócios
Prêmios e Homenagens
Amigos do Mico
Micolojinha
Na Trilha do Mico
Mico-leão-dourado
As Quatro Espécies
Ficha do Bicho
Ecologia e Comportamento
Genética
A Mata Atlântica e o Habitat
Espécies Invasoras
Divulgação
Notícias
Vídeos

Fale Conosco
Contato

55 (22) 2778-2025
55 (22) 2778-1580
Metas e Estratégias
Manejo da População
Áreas Protegidas
Agricultura Familiar
Restauração Florestal
Educação Ambiental
Infraestruturas Lineares
Planejamento Territorial
Comunicação e Marketing
Turismo Sustentável
Fortalecimento Institucional
Facebook
Youtube
Instagram
Webmail